Você está visualizando atualmente Fórum Estadual destaca a importância das parcerias para incentivar a doação de leite humano

Fórum Estadual destaca a importância das parcerias para incentivar a doação de leite humano

A doação de leite humano é uma ação simples que tem o poder de salvar muitas vidas

Realizado nesta terça, 21, no auditório da Santa Casa, o V Fórum de Doação de Leite Humano reuniu representantes de instituições governamentais e não governamentais como a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), Bancos de Leite Humano (BLHs) do Pará, Corpo de Bombeiros do Estado, Missão Humanitária de Doação de Leite da Assembleia de Deus, Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) no Brasil e doadoras de leite humano.

Todos falaram sobre suas experiências de apoio à doação de leite humano e discutiram sobre o papel e compromisso em comum de incentivar o aleitamento materno e a doação de leite humano, uma ação simples, mas que tem o poder de salvar muitas vidas, afirma a coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, a pediatra Ana Cristina Guzzo.

“A rede de bancos de leite humano do Brasil é uma iniciativa exitosa com tecnologia que vemana Cristina GuzzoFoto: Divulgação sendo exportada para outros países. Os BLHs do Brasil e os nossos do Pará cumprem o papel de estimular e garantir o suporte para a doação de leite materno, que salva a vida dos bebês internados nas unidades neonatais. Quando esse bebê mais vulnerável toma o leite materno, ele fica protegido de infecções e outras condições que podem ser uma ameaça à vida. Então, o leite materno é capaz de salvar vidas”, afirma Guzzo.

Para o cumprimento da missão de aumentar o número de doadoras e assim a coleta do produto de qualidade ouro, que salva vidas, o Banco de Leite Humano da Santa Casa conta com o apoio de parceiros, como a Missão Humanitária de Doação de Leite, criada em 2017 pela Igreja Assembleia de Deus e que conta atualmente com 43 polos ativos em Belém e aproximadamente 200 voluntários, que realizam o trabalho de sensibilização sobre o aleitamento materno e a doação de leite, além de contribuírem com a coleta das doações.

“A gente se sente com um dever cumprido, mas ainda há muito o que fazer. É um trabalho de formiguinha, o de conscientizar a sociedade e os próprios profissionais da área da saúde a fazerem parte desse apoio à amamentação e à doação, que são os momentos mais lindos e mais importantes para o ser humano, são os primeiros passos, os primeiros momentos, que fazem diferença para a saúde por toda a vida, reforça o coordenador da missão, Joel dos Santos.

Com uma parceria de mais de duas décadas apoiando a captação de doadoras e a coleta de leite humano, o Projeto Bombeiros da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, faz a coleta domiciliar do leite humano doado na Região Metropolitana de Belém, uma missão que exige disciplina militar aliada a uma motivação humanitária.

“Eu vejo esse papel que fazemos como uma grandeza social, e acreditamos que se cada mãe que tiver leite excedente fizer essa doação, muitos recém-nascidos serão salvos, muitas crianças vão ter um futuro melhor”, diz a suboficial do Corpo de Bombeiros Rubenita Trindade, coordenadora do projeto.

Futuro que é vivido no presente pela engenheira mecânica Arielly Assunção, mãe de dois meninos e doadora de leite pela segunda vez, ela vê os reflexos positivos da amamentação na saúde dos filhos e por isso faz questão de compartilhar o alimento mais completo e adequado com os bebês que precisam.

“Meus filhos são saudáveis, quase não adoecem e eu acredito que a gente conseguir ver os nossos bebês bem é a melhor recompensa de qualquer esforço. E a gente sabe que o bebê que nasce prematuro nasce muito frágil e precisa de todo o apoio que puder receber. Então,  o leite materno entra como aquela gotinha de vida que faz os bebês continuarem vivendo e a doação de um potinho por semana que pode ajudar a salvar até 10 vidas”, afirma Arielly.

Durante o Fórum, a coordenadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa, Cynara Souza, entregou a certificação dos Bancos de Leite Humano do Estado pelo Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano. O programa é uma estratégia da Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, que visa o fortalecimento e a garantia da qualidade dos bancos para a segurança alimentar e nutricional na atenção ao recém-nascido e ao lactente.

A programação da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, que tem como tema “Doe leite materno: amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”, encerra no dia 26 de maio com um passeio motociclístico que sairá às 7h30 da Santa Casa com destino ao Comando do Corpo de Bombeiros, na Avenida Júlio César.

Deixe um comentário