Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa e Ministério da Saúde assinam convênio com repasse de recursos de R$ 698 mil

A assinatura de convênio entre a Fundação Santa Casa do Pará e o Ministério da Saúde (MS), por meio do programa Rede Cegonha, tem como objetivo a aquisição de equipamentos para a maternidade da Santa Casa no valor de 698.000,00. O ato contou com a participação do presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, e Delcimar de Souza Viana, superintendente estadual do MS no Pará.

A Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Walda dos Santos, diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão, destaca que a Santa Casa firma mais um convênio com o Ministério da Saúde na busca constante de captação de recursos extra orçamento para modernizar seu parque tecnológico e proporcionar sempre a melhor experiência ao usuário do Sistema Único de Saúde, que busca a instituição.

Casa da Gestante – Um dos espaços da área materna da Fundação Santa Casa em que se aplica o objetivo da Rede Cegonha pode ser exemplificado com a Casa da Gestante, que tem capacidade para receber 10 pacientes em um ambiente que, além de acolhedor, é preparado com equipamentos e profissionais qualificados para garantir a atenção necessária a cada situação de saúde. O espaço possui uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Francielma Pinheiro, enfermeira obstetra que integra a gestão da área materna do hospital, relata que a Casa da Gestante é uma iniciativa que vai ao encontro do que propõe a Rede Cegonha do Ministério da Saúde instituída, no ano de 2013, com a finalidade de estruturar em todo o país uma rede de cuidados voltada à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, entre outros objetivos.

“A maternidade da Santa Casa é uma referência para a gravidez de alto risco em todo o Estado e por isso a instituição investiu na estruturação desse espaço voltado a pacientes que necessitem de vigilância, mas sem a necessidade do cuidado hospitalar. Assim, a casa oferece uma segurança para essa paciente, por contar com uma equipe multiprofissional muito qualificada para o atendimento e estar dentro das instalações da Santa Casa, facilitando o acesso a estrutura hospitalar, se houver necessidade, para que o desfecho da estadia desse paciente ocorra da melhor forma possível”, ressalta a enfermeira.