Você está visualizando atualmente Interdisciplinaridade e troca de experiências marcaram o III Congresso da Santa Casa

O evento, realizado de 21 a 23 deste mês, reuniu cerca de 500 participantes entre congressistas, palestrantes e ministrantes de cursos, que trataram sobre técnicas e temas inovadores na área de saúde. A médica intensivista pediátrica Patrícia Carvalho, foi uma das ministrantes de palestras e mesas redondas que abordaram temas sobre os cuidados aos pacientes. Ela ressaltou a importância do congresso como espaço para a difusão de conhecimentos inovadores e essenciais para a qualificação desse cuidado.

“O congresso traz uma oportunidade única, onde todo o time se volta para reflexão das práticas assistenciais e de gestão realizadas, além da troca de experiências e saberes pro bem cuidar, reforçando sempre o cuidado centrado na pessoa, buscando transformar a experiência do paciente e familiar, rumo à excelência que se busca nesse cuidado”, destacou a médica.

A enfermeira Ivonildes Picanço tem mais de 20 anos de experiência e trabalha no centro de parto normal da Santa Casa há 5 anos. Para ela, participar do congresso foi uma oportunidade de se atualizar e estar mais qualificada para o trabalho que desenvolve de forma humanizada.

“Pra mim é uma satisfação, uma felicidade trabalhar na Santa Casa, que hoje está qualificando o servidor, cumprindo com a sua missão que é gerar conhecimento. E o melhor de tudo é que o que nós aprendemos tem aplicação na própria Santa Casa e isso gera um retorno para o hospital, melhorando a qualidade da assistência que nós damos ao paciente”, afirma Ivonildes.

O Congresso da Santa Casa é uma das ações previstas no projeto estratégico da instituição e exerce o papel de agregar conhecimento científico para os integrantes da instituição e outros profissionais e estudantes da área de saúde. O evento também é uma forma de mostrar à sociedade as ações desenvolvidas pela instituição, explica Bruno Carmona, presidente do órgão.

“É importantíssimo para uma instituição hospitalar manter-se atualizada nas melhores práticas e prestar contas à sociedade sobre o que é feito dentro do hospital. O congresso promoveu a troca de conhecimentos para termos um olhar mais global na saúde, principalmente no que é a nossa vocação. Assim, possibilitamos que a Santa Casa cumpra com excelência o seu papel dentro das políticas da Secretaria de Estado de Saúde do Pará, considerando que somos um hospital de alta complexidade que atende 100% SUS. E ressalto ainda que isso tudo só foi possível com o apoio do Governo do Estado”, concluiu o gestor.

Simpósio de Enfermagem – Dentro do congresso também foi realizado o I Simpósio de Enfermagem, que reuniu profissionais e estudantes da área e teve como ponto principal temas sobre o processo de gestão assistencial em enfermagem.

“Estamos debatendo e compartilhando informações sobre o que  há de moderno e que podemos utilizar durante as nossas práticas de gestão assistencial da prestação da enfermagem. É um esforço para promover a valorização de toda a cadeia do sistema de prestação da atenção à saúde, colocando no centro a valorização do profissional, seja ele o enfermeiro, o técnico ou auxiliar enquanto seres que precisam ser vistos desenvolvendo o time que terá a melhor performance. O profissional ganha, mas principalmente o cliente que terá um profissional altamente qualificado”, explica Benedita Martins, gerente-geral de Enfermagem da Santa Casa.