Você está visualizando atualmente Programação na Santa Casa devolve ao paciente fissurado a confiança e o prazer de sorrir

O sorriso de Antony de 7 anos anos ao lado da mãe, revela a alegria do menino depois de ouvir histórias contadas por Concita Mendes e se divertir também manipulando os fantoches usados na apresentação.

” Ouvir histórias está muito ligado aos nossos sentimentos e isso é muito importante pra formação emocional das crianças. E nesse momento, eles participam e usam a imaginação deles, e sentem alegria e isso se expressa no sorriso”, explica a contadora de histórias e professora de artes, Concita Mendes.

A atividade aconteceu na recepção do Serviço de Referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais da Santa Casa, como parte da programação da Semana do Sorriso.

” O Dia Mundial do Sorriso é nesta sexta, 6, mas nós optamos por realizar uma Semana do Sorriso e desde segunda nós fomos desenvolvendo pequenas ações com os pacientes agendados para cada dia. Tivemos contação de história e com a parceria com faculdades de odontologia, recebemos estudantes do curso que estiveram aqui ensinando o paciente fissurado a valorizar esse sorriso, cuidando dos dentes”, informa Deborah Costa, responsável  técnica pelo Serviço de Referência.

O Serviço de Referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais da Santa Casa existe desde 2018 e conta com uma equipe multiprofissional que contribui para que o paciente com fissura volte a sorrir para si e para o mundo, explica Deborah Costa.

” O paciente fissurado muitas vezes chega tímido aqui ainda para fazer as cirurgias. Com o trabalho dos  médicos, odontólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, aos poucos esse sorriso vai se aperfeiçoando com as correções que vão sendo feitas, e com o trabalho da nossa psicóloga a autoestima também vai melhorando”, explica Déborah.

Só no primeiro semestre de 2023, o SFAC realizou mais de 3 mil consultas multiprofissionais e 120 cirurgias.
O encaminhamento de pacientes  para o serviço é realizado pela unidade de saúde do município onde o paciente reside. Em casos de dificuldades de encaminhamento ou dúvidas, os pacientes ou responsáveis podem entrar em contato com o SFAC para mais orientações. O telefone é o 91 4009-0355.