Você está visualizando atualmente Casa da Gestante comemora 1 ano de atendimento humanizado

Casa da Gestante comemora 1 ano de atendimento humanizado

Em seu primeiro ano de funcionamento, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) atendeu a 180 pacientes como gestantes, mulheres no pós parto e recém nascidos, em situações de risco físico ou social.

Yara e a mãe Mery  estão hospedadas na casa desde o início de agosto deste ano. Em sua 24ª semana de gestação, Yara descobriu em uma consulta que apresentava um problema de saúde que poderia levá-la a um parto prematuro. Foi internada na Santa Casa e depois de estável, foi transferida da enfermaria para a Casa da Gestante, onde permanece sob criteriosos cuidados, conta a mãe e acompanhante da gestante.

“Nós chegamos chorando de medo, pois não sabíamos qual era o problema, mas fomos muito bem atendidas e acolhidas por toda a equipe. Como a Yara precisa ser monitorada de perto e nós somos  de Mosqueiro, a gente está há mais de um mês morando aqui, mas apesar de ser parte de um hospital, a gente é tão bem tratada que se sente em casa e é como se os profissionais daqui fossem a nossa família”, afirma Mery Gama.

Tudo na casa é pensado para garantir um espaço físico que faça com que cada paciente se sinta em casa. Em frente, um jardim traz alegria e descontração com suas cores. Na porta de entrada, uma placa dá as boas vindas. Na parte interna, pacientes dispõem de sala, quartos, copa, cozinha, redário e área de lavanderia.

No total, a Casa da Gestante, bebê e puérpera tem capacidade para receber 10 pacientes em um ambiente que,  além de acolhedor, é preparado com equipamentos e profissionais qualificados para garantir a atenção necessária a cada situação de saúde.

A enfermeira obstetra Francielma Pinheiro gerencia a Casa da Gestante afirma que nesse primeiro ano de funcionamento, a Casa vem cumprindo com a finalidade de atender a pacientes que necessitem de vigilância, sem a necessidade de um internação hospitalar.

” A Santa Casa integra a Rede Cegonha do Ministério da Saúde que é uma rede de cuidados voltada à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. A Casa da Gestante é  mais uma iniciativa da assistência que efetiva essa atenção humanizada, em um espaço agradável e que proporciona segurança à paciente, pois se houver necessidade, ela estará perto do hospital, o que agiliza seu atendimento”, explica a enfermeira.

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera conta com uma equipe multiprofissional composta de enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Celebração – Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da  Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), a instituição preparou, nesta quarta feira, 06,  uma programação especial com atividades para celebrar  a data, com a participação de enfermeiros, médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais,  pacientes e convidados.
O evento ainda contou com a participação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, da Santa Casa e a celebração de missa.