Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa e Fapespa apoiam pesquisas no âmbito da atenção hospitalar

Fundação Santa Casa e Fapespa apoiam pesquisas no âmbito da atenção hospitalar

Recursos são destinados à produção científica e tecnológica, para desenvolvimento de pesquisas que resultem em melhorias na assistência

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa) formalizaram parceria para o fomento às iniciativas de pesquisas e estudos dos servidores do hospital.

Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa, Erica Gomes Cavalcante informa que são da Santa Casa, os recursos financeiros são destinados à produção científica e tecnológica, “visando o desenvolvimento de pesquisas em saúde com resultados na melhoria da assistência à saúde da população paraense”.

A diretora acrescentou que a parceria “contempla cinco eixos interministeriais, dos Ministérios da Educação e da Saúde, e da Certificação Hospital de Ensino que são: assistência, ensino, pesquisa, gestão e inovação tecnológica”.

“Neste contexto temos envolvidos um total de 14 doutores da Fundação Santa Casa e mais 30 Doutores e Mestres de outras instituições, além de mais de 22 bolsistas de graduação e de 38 voluntários de cursos da área da saúde de Instituições de Ensino UFPA, UEPA, IFPA, UNIFAMAZ, Estácio, Unama, Instituto Evandro Chagas, Ophir Loyola”, destaca a diretora Érica.

 

Emmerson Farias, médico da Santa Casa que recentemente esteve à frente do curso de ventilação mecânica em pediatria e neonatologia destinado a médicos residentes intensivistas e pediatras fisioterapeutas, além de médicos assistentes e diaristas que atuam na Santa Casa, destacou que graças a parceria com profissionais e com o aval da instituição conseguiu financiamento para a realização deste treinamento.

“Um momento especial que busca reciclar os profissionais da instituição, contando com a participação de professores especialistas e conhecedores profundos sobre ventilação na área pediátrica. É a construção de uma assistência de qualidade maior em benefício de nossos pacientes e agradecemos à Instituição pelo apoio”, pontua o médico.

A nutricionista Vanda Marvão, referência técnica do Banco de Leite Humano da Santa Casa, ressalta a importância da capacitação constante no hospital e o uso das oficinas como ferramentas para o incentivo ao aleitamento materno. Os kits usados nos treinamentos são frutos de uma parceria entre a Fundação Santa Casa e a Fapespa. Os recursos para a aquisição dos kits vieram da Fapespa. Após um projeto de pesquisa que Vanda submeteu à apreciação de seu mestrado profissional.

“A oficina de aleitamento materno é o passo dois da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) que visa capacitar toda a equipe de saúde para a promoção do aleitamento materno. É o momento que conseguimos parar para reunir desde os estudantes que fazem ainda estágio no hospital, passando pelos residentes e profissionais de saúde que atuam junto às mães na sala de parto, alojamento conjunto ou nas unidades de cuidados neonatais, com o foco direcionado para essas informações, que são repassadas por profissionais super qualificados e experientes, utilizando recursos teóricos e práticos, como as explicações e simulações com os kits didáticos de amamentação e a visita às mães nas enfermarias”, diz a nutricionista.

Capacitação – A Santa Casa tem o selo de Hospital Amigo da Criança e para manter esse reconhecimento precisa qualificar servidores, residentes e estagiários para que eles possam orientar pacientes e usuários da instituição sobre a importância do aleitamento materno desde o nascimento da criança.

As Oficinas de Aleitamento Materno e Sensibilização realizadas por profissionais do Banco de Leite Humano da Instituição, com o apoio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CEDP) capacitaram em 2022, 319 pessoas e no primeiro semestre deste ano 102 pessoas, entre servidores, estagiários e residentes de diversas áreas da saúde que atuam na Santa Casa.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pesquisas –  Na ação de fomento à pesquisa, iniciativa científica, tecnológica e inovação, a Santa Casa, em parceria com a Fapespa, desde o ano de 2017, fortalece as pesquisas em saúde dentro do ambiente hospitalar. No último ano foram aprovadas pesquisas, entre as quais: Avaliação do impacto do transplante renal pediátrico na doença renal crônica (DRC) em uma u nidade de referência materno infantil e Associação do polimorfismo genético como desenvolvimento e resposta ao tratamento da retinopatia da prematuridade.

Na lista de pesquisas apoiadas constam, ainda, ‘Cateter venoso central de inserção periférica como medida de controle e prevenção das infecções de corrente sanguíneo relacionada a cateter’; ‘Análise da composição físico-química do leite humano: proposta de instrumento de terapia nutricional para recém-nascido prematuro de baixo peso’; ‘Biomarcadores imunológicos, inflamatórios de dano neuronal e multissistêmica pediátrica temporalmente associada ao SARS-COV-2: estudo de coorte’.

‘Pré-natal humanizado: Assistência fisioterapêutica na gestação de risco’; ‘Implantação de uma ferramenta de gestão integrada para o monitoramento de experiência do paciente por meio do núcleo de melhoria contínua nas unidades materno infantis da FSCMPA’.

Ascom da Fundação Santa Casa do Pará

Deixe um comentário