Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa conclui reforma na enfermaria que vai receber pacientes masculinos

A nova enfermaria São José com 20 leitos, sendo um de isolamento, receberá enfermos de clínica médica e será entregue este mês.

Conforto, modernidade, segurança e melhor atendimento: esses são alguns dos pilares que norteiam a execução das obras que estão sendo realizadas no espaço físico da Fundação Santa Casa do Pará, em sua área centenária, e uma delas é a enfermaria São José, que já está com 100% de suas obras físicas concluídas.

A enfermaria, que fica no cruzamento da rua Oliveira Belo com a travessa 14 de março, estava desativada há alguns anos, e vai ofertar 20 leitos, sendo um de isolamento, e se destinará a receber pacientes masculinos de clínica médica, informa a diretora técnico assistencial, a médica Norma Assunção.

Paulo Neto, engenheiro da Fundação Santa Casa que acompanha o andamento dos serviços, diz que os trabalhos realizados no antigo Pavilhão São José, onde funcionará a nova Enfermaria São José e a Casa da Gestante, já estão prontos para a reinauguração do espaço.

Em relação à vedação das dezenas janelas venezianas do século passado que fazem parte da enfermaria, o engenheiro disse que foi aplicado espuma nas frestas para manter a temperatura da central de ar condicionado ideal, em toda a área da enfermaria.

O investimento para o espaço onde funcionará a enfermaria São José, que fica na parte superior, e o espaço Casa da Gestante, uma espécie de alojamento acolhedor para mães em tratamento na Santa Casa, que fica na parte inferior, foi de 1,5 milhão de reais.

Marcelo Frota, gerente de infraestrutura da Santa Casa, relata que a execução dessas obras é um desejo antigo tanto dos servidores quanto dos usuários e que está sendo concretizado na atual gestão.

“A modernização, especialmente, com o novo sistema de refrigeração com filtragem, é adequada para evitar contaminações, assim como a inclusão de leitos de isolamentos nas enfermarias, que passam a ter banheiros independentes adaptados para pessoas com deficiência. Utilizamos telhas ecológicas termoacústicas que têm maior durabilidade. Esses são exemplos dos cuidados que estão sendo tomados durante toda a obra, que vai fortalecer o trabalho de referência feito aqui”, informa o engenheiro Marcelo.

Texto: Samuel Mota /  Ascom FSCMP

Fotos: Rafaela Soeiro / Ascom FSCMP