Você está visualizando atualmente No Dia Nacional da imunização, Santa Casa do Pará destaca a importância da medida para proteção individual e coletiva

Aos 85 anos, dona Ierecina Ferreira foi diagnosticada com uma doença reumatológica e encaminhada para o Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Fundação Santa Casa.

“Eu fui à médica e ela me falou que por conta dos meus problemas de saúde eu precisaria vir aqui para fazer algumas vacinas. Então tenho vindo desde o início do ano e hoje estou fazendo a minha terceira dose, porque já tenho idade, mas preciso continuar me cuidando”, afirma a idosa.

Seja por conta de patologias, como no caso da idosa, por situações especiais ou mesmo para o cumprimento do calendário básico de imunização, as vacinas são essenciais para a proteção coletiva e individual das pessoas, ressalta a enfermeira Diana Lobato, referência técnica do Centro de Imunobiológicos da Santa Casa.

“Desde 1973, o programa de imunização no Brasil vem contribuindo para a redução da mortalidade e morbidade ocasionados pelas doenças imunopreveníveis. Entre essas doenças que são prevenidas com a vacinação estão o Sarampo, a Catapora, a Meningite Meningocócica e o Tétano, entre outras diversas doenças que podem ser evitadas garantindo uma vida mais longa para cada indivíduo e para toda a população”, explica a enfermeira.

Só em 2022, o CRIE da Santa Casa já realizou mais de 7000 mil atendimentos, ministrando 27 tipos diferentes de imunobiológicos especiais e de rotina para pacientes das redes pública e privada referenciados para o serviço e também aos recém nascidos na maternidade da Santa Casa encaminhados para o Centro.

As vacinas também são disponibilizadas para os servidores e residentes da instituição, de acordo com o calendário previsto para os profissionais de saúde. Os atendimentos são realizados em três salas de vacina: a do Crie, a do alojamento conjunto, onde ficam as mães e os bebês recém nascidos; e a sala de vacinação dos profissionais de saúde.

O Centro de Imunobiológicos Especiais da Santa Casa foi criado em 2009 com o objetivo de facilitar o acesso aos pacientes, em especial, os portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade.

“Nós atendemos pacientes imunodeprimidos, transplantados, com doenças hepáticas, que recebem os imunobiológicos especiais e também os de rotina, todos disponibilizados gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde, de acordo com a indicação para cada perfil de paciente”, afirma Diana Lobato.

O CRIE garante que os imunobiológicos especiais estejam armazenados em local adequado, e também com equipe técnica capacitada para a indicação e administração aos pacientes. Os imunobiológicos especiais são produtos (vacinas e Imunoglobulinas), de alto custo, desenvolvidos através de tecnologias modernas, a fim de beneficiar uma parcela especial da população brasileira como: imunodeprimidos e seus contatos, pessoas intolerantes aos produtos comuns (reações alérgicas ou manifestação de evento adverso pós administração da vacina).

Texto: Ascom Santa Casa