Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza campanha de captação de doadores de Sangue

Santa Casa realiza campanha de captação de doadores de Sangue

Voltar a Santa Casa, carregando o filho no colo é uma grande vitória para Thaís de Souza, de 35 anos. Portadora de Púrpura Trombocitopênica Trombótica, ela foi internada aos 7 meses de gestação na Santa Casa, onde ficou 43 dias internada e recebeu 531 bolsas de sangue.

Nesta quinta, 18, Thaís e o pequeno Saulo Gabriel prestigiaram a Campanha de Doação de Sangue da Santa Casa do Pará realizada pelo Hemopa e pela Agência Transfusional da Fundação. “ Pra mim, a doação de sangue foi uma oportunidade de vida, pois foi por conta desse gesto, tanto de familiares quanto de doadores anônimos que eu e o meu filho estamos hoje vivos. Por isso, eu peço que quem já doa, continue doando, pois a doação salva vidas”, afirmou Thaís.

Doador de sangue e um importante captador de doadores, Flávio Lobet hoje com 34 anos é doador voluntário desde os 16 anos. Ao se tornar servidor da Santa Casa, pôde acompanhar o dia dia do hospital e a causa da doação de sangue o mobilizou. “ Eu já participava de um grupo de voluntários voltado a serviços sociais da minha igreja e por saber dessa necessidade do hospital, comecei a incentivá-los a fazer as doações de sangue, desde então, acredito que já consegui mais de 300 doadores para a Santa Casa”, contou Flávio.

E é com o objetivo de salvar vidas que são realizadas em média 575 transfusões de sangue ao mês na Santa Casa. Entre os setores que mais demandam  transfusões estão a neonatologia, onde são atendidos os recém nascidos,  e a maternidade. Para suprir essa necessidade dos setores e sensibilizar os doadores, as campanhas são essenciais, ressalta Márcia Basílio, gerente da Agência Transfusional da Santa Casa. “ Essa campanha tem o objetivo de abastecer os nossos estoques para que possamos atender a nossa demanda. Então, aderimos a essa Campanha junto ao Hemopa, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, e estamos tento a participação massiva tanta da gestão, que prestou todo o apoio, quantos dos servidores que vieram doar”, informou a gerente.

A ação, realizada na Santa Casa, integra o projeto de captação hospitalar do Hemopa, que culmina com a campanha onde o hemocentro leva toda a estrutura de captação ao hospital possibilitando que servidores e acompanhantes de pacientes tenham mais facilidade para fazer a doação, explica Olinda Campos, assistente social do Hemopa. “ Ao longo dos meses, nós fazemos visitas e desenvolvemos ações de doação e também programamos a campanha, que é a coroação desse trabalho contínuo de sensibilização dos colaboradores e dos familiares de pacientes aqui da Santa Casa”, ressalta a assistente social.

Foram coletadas durante a ação na Santa Casa 141 bolsas de sangue, mas quem quiser participar da campanha pode procurar qualquer unidade do Hemopa e doar em nome da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Critérios:

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).