Você está visualizando atualmente Santa Casa é referência no atendimento humanizado ao recém-nascido prematuro

Santa Casa é referência no atendimento humanizado ao recém-nascido prematuro

Hospital é referência na assistência de alto risco, tanto ao parto quanto ao recém-nascido, e vem melhorando a cada ano o atendimento aos bebês

No último mês de outubro a adolescente Erislane Santiago, com 33 semanas de gestação, deu à luz, na Maternidade da Santa Casa, às filhas Maria Vitória e Maria Fabrícia. Oito dias antes, acompanhada da mãe, Maria Euzinete, Erislane chegava à Santa Casa do Pará, após ser transferida do município de origem, Dom Elizeu, próximo da divisa do Pará com o estado do Maranhão.

“Eu tive uma gestação muito difícil, pois o pai das minhas filhas faleceu durante a minha gestação e isso mexeu muito com o meu estado emocional. Em outubro comecei a sentir muitas dores e perdi líquido, por isso, vim transferida para a Santa Casa, onde eu e minhas filhas recebemos toda a assistência que precisamos”, conta Erislane.

Apesar do nascimento precoce, todo o suporte dado à mãe, desde a internação até a sala de parto, contribuíram para que as duas meninas, apesar de prematuras e de baixo peso, nascessem bem. Elas passaram alguns dias na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do setor de neonatologia, e hoje estão internadas junto com a mãe e a avó para o ganho de peso na Unidade Canguru da Santa Casa, um dos espaços da instituição dedicados ao cuidado com o bebê prematuro, como explica a coordenadora do método canguru na Santa Casa, Vilma Hutim.

“O método canguru abrange o cuidado multidisciplinar e a primeira etapa acontece desde a gravidez até o nascimento, quando o bebê está precisando de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e a segunda etapa quando esse recém-nascido já não precisa do suporte desses setores, mas ainda não pode ir para casa, pois ainda não tem o peso adequado e não mama no peito adequadamente”, explica a médica, que reforça os aspectos do atendimento humanizado promovido pelo método.

“Respeitando os protocolos clínicos no sentido de diminuir o estresse, como ruídos na unidade neonatal, o controle da dor, as medidas de posturação adequadas, pesagem adequada tudo com o bebê junto da mãe no contato pele a pele que também contribui com o bem-estar da mãe e do bebê, promovendo o conforto térmico e o ganho de peso, o método canguru trabalha as melhores práticas, que possibilitem o desenvolvimento do bebê com o mínimo de sequelas possíveis”, detalha Vilma Hutim.

As gêmeas da jovem Erislene, já recebem os benefícios da internação na unidade de cuidados intermediários canguru junto com a mãe e a avó. Elas mamam no peito e estão ganhando peso.

De acordo com a médica Salma Saraty, gerente do setor de neonatologia da Santa Casa, o hospital é referência na assistência de alto risco, tanto ao parto quanto ao recém-nascido e vem melhorando a cada ano o atendimento aos prematuros. Atualmente são atendidos por mês pelo setor de neonatologia do hospital, cerca de 170 bebês prematuros.

“O recém-nascido prematuro precisa dessa assistência humanizada pelo método canguru e focada no seu perfil clínico, como uma imaturidade orgânica e por isso os nossos profissionais são preparados para atender esse recém-nascido, dentro de um processo de trabalho que cuida do prematuro com foco na proteção cerebral”, diz a médica.

Desde 2013, a Santa Casa é certificada como referência estadual de atenção humanizada ao recém-nascido, que é o método-canguru e por ser referência estadual tem uma competência técnica para apoio das capacitações nesse modelo de cuidado multidisciplinar.

“Capacitamos equipes em todas as regiões do Estado, com o método que é baseado em evidências, onde se respeita as especificidades do recém-nascido prematuro principalmente em relação às especificidades de sua anatomia e de sua fisiologia, é um bebê que vai precisar de muito cuidado desde a gravidez, nascimento e posterior ao nascimento para o desenvolvimento de suas funções vitais”, explica a coordenadora do método canguru na Santa Casa, Vilma Hutim.

Dia da Prematuridade – Nesta quarta-feira, 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade, que alerta para a prevenção e cuidados para o problema que afeta milhões de crianças em todo o mundo. Em alusão a data e como forma de reforçar os conhecimentos de profissionais de saúde que atuam na assistência aos bebês prematuros, a Santa Casa realiza de 17 a 19 de novembro a programação do Novembro Roxo, com o Curso de Sensibilização Hospitalar e Cuidado Humanizado ao Recém Nascido Prematuro.

Também com o apoio da Fundação Santa Casa e da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), acontece no dia 17 o Fórum de Discussão para a Prevenção da Prematuridade, realizado pelas sociedades Brasileira e Paraense de Pediatria.