Você está visualizando atualmente Governo entrega três novos espaços de atendimento aos pacientes da Santa Casa

Governo entrega três novos espaços de atendimento aos pacientes da Santa Casa

Governador Helder Barbalho entregou a primeira enfermaria pública do Pará para pacientes de doenças renais, ambulatório adulto e a unidade da ParáPaz reformada

Pacientes da Santa Casa, com doenças no fígado, dispõem desde esta quinta-feira (17) da primeira enfermaria pública exclusiva do Pará para atendê-los; e os demais usuários de um ambulatório adulto para quase duas mil consultas por mês, além da reforma da unidade da Fundação ParaPaz, integrada à Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca).

As novas unidades foram entregues pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Bruno Carmona.

“Nós devemos cada vez mais investir, cuidar, zelar pela população. Ao tempo em que temos uma estratégia muito clara de enfrentamento da pandemia, também temos que garantir estrutura e equipamentos que cuidarão de outras enfermidades, que prosseguirão o planejamento e fortalecimento das demais ações em Saúde; por isso estes investimentos na Santa Casa, no Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, no Hospital Público da Mulher, na estratégia de um hospital específico para a Covid ao longo dos próximos meses e dos próximos anos, já que o tratamento viral continuará sendo necessário – e, claro, vacina”, disse o governador.

Para o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, a oportunidade consagra a parceria multi-institucional e a segurança e qualidade dos serviços da Santa Casa para a sociedade. “Esta é mais uma etapa de todo um processo de ajuste e readequação para as necessidades dos nossos usuários e da perspectiva do sistema da Sespa [Secretaria de Saúde Pública], dentro de um planejamento que avança a área de Saúde como prioridade para o Governo do Pará”. afirmou.

REFERÊNCIA

A partir desta sexta-feira (18), a Enfermaria Santa Expedito já começa a funcionar. Foi investido quase meio milhão de reais para transformar 300 m², antes desativados no Prédio Centenário, para receber 12 leitos, entre clínicos e pós-cirúrgicos, com capacidade para suporte mensal de 45 pacientes, em média.

Desde 2012 a Santa Casa é oficialmente referência em todo o Pará no tratamento de doenças hepáticas. São realizados em torno de seis mil atendimentos por ano, dos quais três mil pacientes são considerados crônicos, ou seja, recebem atendimento constante. Mais de 120 pacientes transplantados, por exemplo, são acompanhados com rigor.

“Um espaço concentrado com certeza melhora o atendimento, vamos poder ofertar um nível superior de cuidado, porque a equipe é especializada. Podemos suprir essa demanda com muito mais conforto para os usuários e, além disso, segurança para a questão cirúrgica, inclusive como requisito de transplante”, explica o cirurgião Rafael Garcia, responsável pela Enfermaria e coordenador do Centro Estadual de Referência de Doenças do Fígado.

Em 2019, o Ambulatório do Fígado foi indicado pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Transplante de Fígado do Estado e desde então se prepara para iniciar os procedimentos.

A equipe multidisciplinar vem sendo treinada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-Sus).

A previsão é de que os transplantes comecem no segundo semestre deste ano, com cerca de quatro cirurgias por mês.

AMBULATÓRIO

Com investimento de mais de R$ 150 mil, também foi inaugurado o Ambulatório Adulto, uma estrutura de mais de 200 m², que expande as consultas de reumatologia, pneumologia e clínica geral. São seis consultórios com média de quase 2 mil consultas por mês.

A musicista Aline Ferrigno, 30, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES), é acompanhada na Santa Casa há dois anos e já aguardava consulta com reumatologista no Ambulatório: “Eu considero tudo perfeito aqui, porque recebo a assistência necessária, medicamento, de forma muito caprichosa”, conta.

PARÁPAZ

Também foi entregue, reformada, a unidade ParáPaz Integrada à Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) na Santa Casa.

Além de a nova estrutura física ser cinco vezes maior do que a anterior, os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência e as acomodações estruturadas para oferecer um acolhimento psicossocial completo.

São mais de 500 m²: três salas de Psicologia, duas de Serviço Social, uma de Perícia e uma de Pediatria e Ginecologia.

O ParáPaz Integrado é, hoje, o principal serviço público estadual especializado no atendimento a crianças e adolescentes, de todo o Pará, em situação de violência sexual.  De janeiro de 2019 a maio de 2021, registrou 1.778 atendimentos.