Você está visualizando atualmente Saúde pública do Pará recebe certificações de atestado de qualidade

Saúde pública do Pará recebe certificações de atestado de qualidade

Santa Casa foi recertificada com o selo de Acreditado Pleno, que atesta o padrão da gestão e cuidado com pacientes, outras unidades públicas têm esse reconhecimento

Hospitais do Estado do Pará estão entre os que mais receberam reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que concede um selo de qualidade e diz muito sobre o alcance de padrões reconhecidos nacionalmente, principalmente no que diz respeito à segurança do paciente. Centros de atendimentos médicos também ganham visibilidade de importantes entidades da área da Saúde pela excelência do tratamento oferecido.

A “Acreditação” é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a certificação ratifica o empenho da Sespa em assistir à população da melhor forma. “A acreditação é um processo que busca saber se aquele corpo técnico atua de acordo com as diretrizes que buscam aumentar a qualidade, reduzir os riscos e aumentar a segurança dos pacientes. Isso mostra que estamos prestando um serviço de excelência no Estado do Pará”, reiterou o secretário.

Com 14 anos de idade, a jovem C.M.B está grávida de uma menina e frequenta a Fundação Santa Casa do Pará para consultas de rotina e monitoramento do quadro gestacional, considerado de risco e que, por isso, requer cuidados. “Da primeira vez, vim ver o bebê por causa de um descolamento (de placenta). Mesmo com alguns problemas, estou levando. Tenho que aceitar. Como sou menor de idade, e a gravidez tem alguns riscos, me encaminharam para cá. É muito legal aqui, as pessoas atendem a gente super bem”, afirmou a adolescente.

A Santa Casa foi recertificada como um hospital com o selo de Acreditado Pleno, o ONA 2. Os avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) fizeram a reavaliação do ONA Nível 2 da instituição e constataram que a qualidade do serviço e o cuidado com a segurança dos pacientes são prioridades na Santa Casa, que é um hospital público vinculado ao Governo do Estado.

A assessora de qualidade do hospital, enfermeira Camila Negrão, destaca que essa requalificação é um prêmio para os servidores do complexo hospitalar de referência. “É uma satisfação imensurável alcançar a Recertificação de Acreditado Pleno pela ONA. Manter os padrões de qualidade da assistência, mesmo durante o período de pandemia foi árduo, mas gratificante. Passarmos pelo processo de avaliação nesse período e ver o quanto a equipe está amadurecida e desempenhando os bons resultados de sempre é recompensante e justo”, destaca.

O próximo passo é o nível 3, que é a excelência. O objetivo é trabalhar ao longo deste ano para fazer a solicitação de avaliação até o início de 2022 – e nessa tramitação, a recertificação é um dos critérios exigidos para se dar andamento nas tratativas do hospital.

Destaque – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) conquistou o mais alto nível da Certificação Qmentum International IQG, com selo Acreditado Diamante, que coloca a instituição paraense como a única pública no Norte e Nordeste, e uma das poucas no Brasil, com o reconhecimento pela excelência de gestão.

Após passar por avaliação do IQG, a instituição obteve a mais nova conquista do Centro de Reabilitação, simbolizando a satisfação pelo cuidado no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O CIIR concorreu à certificação internacional na categoria Ambulatório.

A história da pequena usuária S.N.M.C., 8 anos, que há dois recebe assistência com a equipe multiprofissional do CIIR, acompanha a cronologia de evolução da gestão da organização. Com paralisia cerebral, a filha da dona de casa, Maria José da Silva Macedo, 53, chegou ao Centro de Reabilitação sem equilíbrio, não andava, não falava, não ficava em pé e não tinha movimento da mão esquerda.

“Minha filha recuperou a fala, os movimentos, e agora tem muito mais força de vontade. Ainda prosseguimos no atendimento. Agradeço a cada colaborador do CIIR pelo cuidado com a minha filha. Vocês devolveram meu sorriso, minha alegria e minha esperança na vida”, agradece.

Sobre a conquista da certificação internacional que reconhece a qualidade da assistência da Instituição, Maria José parabeniza a gestão. “Isso foi fruto da união de todos, porque o CIIR é união. O CIIR é tudo em nossas vidas”, ressaltou a dona de casa, sem deixar de estender os agradecimentos ao Governo do Estado. “Agradeço ao governador Helder Barbalho. Obrigada por não ter desistido da gente”, reconheceu.

De acordo com o coordenador do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o administrador e enfermeiro Leisson Pinheiro, a busca de melhoria contínua da gestão do CIIR tem como foco a segurança do paciente, por meio de uma assistência integrada ao usuário. Ele evidencia que entre os vários processos para o alcance da excelência, destacam-se o forte relacionamento com parceiros externos e comunidade, modelo de gestão voltado ao bem-estar social e a responsabilidade ambiental. “É importante ressaltar que se trata de uma construção em conjunto com a (IQG) Health Services Accreditation”, destacou.

Entre os vários processos para o alcance da excelência de gestão do Centro de Reabilitação, destacam-se o forte relacionamento com parceiros externos e comunidade; modelo de gestão voltado ao bem-estar social; e a responsabilidade ambiental.

HRBA – Após um ano desafiador e de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, acaba de conquistar a renovação da certificação nacional de excelência ONA em seus atendimentos.

Ao todo, foram auditados mais de dois mil requisitos internos do hospital, que confirmaram novamente o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência. Com o título, o Hospital Regional do Baixo Amazonas permanece entre as melhores unidades de saúde do país.

Pertencente ao Governo do Pará, o HRBA busca aprimorar seus ciclos de maturidade institucional no atendimento aos usuários do SUS.

Desde março de 2020, a unidade é referência para o tratamento da Covid-19 na região Oeste do Pará. Já foram realizados mais de dois mil atendimentos relacionados aos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Têm também a certificação ONA o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, o Hospital Regional de Barcarena, o Hospital Regional Público da Transamazônica, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Hospital Regional Público do Leste (HRPL), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), o Hospital Galileu e o Hospital Regional do Sudeste do Pará.

Por Carol Menezes (SECOM)

Deixe um comentário