Você está visualizando atualmente 15 de Agosto, Dia de gestante: ambulatório da Santa Casa comemora 5.500 atendimentos no 1° semestre de 2020.

15 de Agosto, Dia de gestante: ambulatório da Santa Casa comemora 5.500 atendimentos no 1° semestre de 2020.

Após quatro gestações perdidas, Natália Vieira, 35, em sua quinta gestação optou por fazer o pré-natal no ambulatório da gestante da Santa Casa desde o primeiro momento que descobriu a gravidez. Ela conta que está se sentindo muito segura com o atendimento recebido na instituição. “Vejo a Santa Casa como referência, e mesmo tendo plano de saúde, optei por fazer o pré-natal aqui e me sinto muito segura com os profissionais e pela qualidade do atendimento”, ressalta Natália. “É muito difícil encontrar profissionais especializados em gravidez de alto risco, e eu precisava ser acompanhada por especialistas, e agora estou sendo acompanhada da melhor maneira possível. Estou sendo atendida de uma forma completa mesmo, com as medicações necessárias e exames complementares para atender as necessidades da minha gravidez”.

Camila de Freitas Tavares, 19, mora no município de Inhangapi, nordeste do Estado, e pelo menos uma vez por mês vai ao ambulatório da gestante, na Santa Casa do Pará, para sua consulta de pré-natal. Ela conta que por ser diabética, sua gravidez foi considerada de alto risco, mas já está no sétimo mês de gestação e gosta muito do atendimento recebido no pré-natal. “Eu fazia o pré-natal lá, mas os exames mostraram que minha glicemia estava alta, por isso a enfermeira me encaminhou para fazer o pré-natal na Santa Casa. Gostei muito daqui. As consultas são ótimas, a gente é bem atendido por todos os profissionais, principalmente pelos médicos, que dizem para a gente ficar em casa por causa da pandemia, e sair somente para consultas ou realizar exames, e sempre de máscara. Aqui é ótimo”.

Atendendo no ambulatório da gestante desde 2010, o médico obstetra Jorge Sidney Moraes,  explicou que as pacientes que são atendidas no ambulatório da gestante são de alto risco e precisam manter os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus.

“Toda paciente que vem fazer acompanhamento aqui já chega com diagnóstico definido. Geralmente são gestantes diabéticas, hipertensas ou com outro diagnóstico que  podem comprometer o desenvolvimento da gestação. Aqui, essas gestantes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiras, psicólogos, nutricionista e outros profissionais. Devido a pandemia, recomendamos que as gestantes evitem aglomerações e ao saírem de casa usem a máscara, lave bem as mãos e sempre que possível higienizar com álcool gel”.

No primeiro semestre de 2020 o ambulatório da gestante realizou cerca de 8562 atendimentos, sendo 3868 consultas médicas no ambulatório da mulher, 1596 consultas médicas de pré natal de alto risco, 617 acolhimento enfermagem, 850 consultas de enfermagem pré natal de alto risco e 1632 atendimentos de outros profissionais

Deixe um comentário