Você está visualizando atualmente Santa Casa ressalta fluxo de atendimento para eventuais casos de Covid-19

Santa Casa ressalta fluxo de atendimento para eventuais casos de Covid-19

A Fundação Santa Casa do Pará esclarece que pacientes com suspeita da doença, apresentando sintomas respiratórios como tosse, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou unidades de urgência e emergência (UPA e Pronto Socorros) para serem avaliados e, quando necessário, encaminhados para os hospitais de retaguarda para a Covid – 19 no Estado.

Assim, pacientes com sintomas, só serão atendidos na Santa Casa quando encaminhados via central de regulação, pois a instituição não possui atendimento de urgência para outras áreas, que não a obstétrica.

Como hospital que possui Urgência Obstétrica, a Santa Casa continuará com portas abertas para receber diretamente na maternidade mulheres grávidas ou que necessitam de outros atendimentos obstétricos, assim como aquelas grávidas que apresentem sintomas suspeitos para Covid-19. Essas pacientes passarão por avaliação e serão internadas, quando necessário, dentro de um fluxo específico, que priorizará a segurança dos pacientes e demais usuários dos serviços da instituição.

“A Santa Casa tem uma porta de entrada de urgência que é exclusivamente obstétrica. Então, as pacientes grávidas que tiverem sintomas gripais, com desconforto pra respirar e intercorrências obstétricas devem procurar a Santa Casa. Nós já criamos um fluxo diferenciado para que essas pacientes sejam avaliadas e diagnosticadas ou não. Os demais pacientes só serão admitidos quando regulados, pois a Santa Casa é um hospital de retaguarda, mas os pacientes deverão vir regulados pela central de regulação”. Ressalta Norma Assunção, Diretora Técnica Assistencial da Santa Casa.

Além da diferenciação dos fluxos de atendimento de grávidas com sintomas e sem sintomas, a Santa Casa vai estabelecer limitações no número de visitantes a pacientes no hospital. Nas UTI’s pediátrica e neonatal apenas os acompanhantes poderão estar com os pacientes.