Você está visualizando atualmente Santa Casa inicia programação pelos seus 370 anos de fundação

Santa Casa inicia programação pelos seus 370 anos de fundação

Maior maternidade pública do Pará terá atividades e ações por todo o mês de fevereiro

A programação de aniversário da Santa Casa iniciou nesta sexta-feira (7), com uma missa que contou com a participação da direção, servidores e usuários, seguida de um abraço simbólico no entorno do prédio centenário, além da apresentação do coral ‘Saúde e Vida Maria Helena Franco’. A celebração é voltada ao bem estar e a interação social de servidores e usuários atendidos pela instituição de saúde mais antiga do Estado.

“São 370 anos de atividades ininterruptas passando por diversas transformações e, ao longo de sua história, se transformou no maior hospital público do Pará. O aniversário da Santa Casa é no dia 24, mas teremos, durante o mês de fevereiro, diversas ações alusivas às comemorações que se iniciam oficialmente hoje e terá o ponto alto no dia 20 de fevereiro” – Bruno Carmona, presidente da Santa Casa.

Bruno reforça ainda que a maior maternidade pública do Estado realiza cerca de mil partos por mês e conta com mais de 500 leitos em atividades. “É notório a importância desse hospital, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sespa), à implementação de diversas políticas que atendam adequadamente a nossa população. Eu quero agradecer a presença dos nossos servidores que vestem a camisa e que todos os dias estão aqui dando o seu melhor para que possamos prestar um atendimento de qualidade à população”.

A nutricionista Ciléa Ozela relata a sua comunhão com a Santa Casa.

“Sou funcionária há 32 anos e vejo que esses 370 anos não são importante só para os servidores, mas para toda a sociedade que tem um hospital com credenciamento ONA1 e ONA2 (certificação por mérito de qualidade), e agora estamos trabalhando para termos o ONA3. É um marco na história da saúde, pois é uma casa que acolhe, que ama o próximo e faz nascer a cada dia a esperança de dias melhores”.

As ações comemorativas serão realizadas durante o mês de fevereiro, que é o mês em que a Santa Casa foi estabelecida em Belém. No dia 13, ocorre uma ação ecológica com o plantio de mudas e uma mostra de fotografias produzidas pelos servidores e, no dia 20, o parabéns especial com direito a um bolo gigante.

História – Fundada no dia 24 de fevereiro de 1650 como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, a instituição passou por muitas mudanças administrativas e logísticas durante os séculos. Entre elas, duas importantes intervenções do Estado. A primeira, em 1890, realizada pelo governador Justo Chermont, que a transformou em Associação de Caridade, e a segunda, em 1990, quando virou Fundação Estadual, no governo Hélio Gueiros, como se mantém até hoje.

A Santa Casa é considerada um berço para milhares de pessoas. Dentre os que nasceram na sua maternidade estão personalidades, como o ex-governador Almir Gabriel e o médico e ex-jogador de futebol da seleção brasileira Sócrates Oliveira. A instituição funciona em Belém, no bairro do Umarizal. Desde 2013, um prédio moderno, construído ao lado do hospital centenário passou a abrigar a unidade materno infantil da Fundação Santa Casa.