Doença mental é tema de palestra no Café com Servidor

Profissionais e estudantes que atuam na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará participaram na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Instituição, da palestra proferida pelo psicólogo Kleber Lara, que atua na Secretaria de Estado de Administração (Sead), abordando a saúde mental. Um tema atual e que faz parte da rotina hospitalar. Na abertura foi feito um ato de reconhecimento entre a plateia com abraços e aperto de mãos, simbolizando a necessidade do exercício de se cumprimentar as pessoas.

Tatiana Mendes, assistente social da Assessoria de Planejamento da Santa Casa, falou que é mais uma oportunidade de conhecimento para todos nós. “E aí é muito pertinente a palestra nos dias atuais que entre várias dicas aborda a questão de atividades físicas e mentais. E isso eu tenho que buscar fazer o quanto antes”.

Lina Magno que gerencia a Saúde do Trabalhador da Fundação (Gsat) disse que todo e qualquer momento de atividade que nos tire um pouquinho dessa labuta pesada de nosso dia a dia nos ajuda muito. “Nós temos hoje uma média de 100 trabalhadores readaptados, e desse universo tem um segmento significativo em saúde mental. É uma realidade muito próxima da gente e que as vezes é o nosso colega ao lado, às vezes somos nós mesmos, que estamos precisando dessa ajuda e vamos minimizar essas distâncias. A Gsat tem uma equipe de psicologia que atende manhã e tarde. E que ajuda muito nessa aproximação dessas demandas bem específicas, porque o profissional de psicologia faz muito a diferença”, destaca Lina.

Kleber Lara disse que falar sobre saúde mental é extremamente importante porque a todo o momento a gente vive saúde mental ou doença mental. “Então é preciso estar atento, estar alerta e precisa cuidar acima de tudo dos relacionamentos e da saúde mental”.

Sobre a abordagem com servidores que trabalham na área de saúde, Kleber diz que a rede hospitalar tem uma característica muito única, muito própria que lida com a saúde e a doença; a vida e a morte. “A recomendação e que façam o exercício da autoanálise, do auto cuidado, busque ajuda e busque profissionais que possam dar os melhores encaminhamentos para manter uma saúde física e emocional”.

Kleber relata que o cuidar da saúde mental é igual ao banho em nossa região, precisa tomar todos os dias. “A gente precisa cuidar da nossa saúde mental todos os dias, todas as horas, identificando a qualidade de nossas relações, a questão da saúde física que impacta diretamente na saúde mental, cuidando dos nossos pares, cuidando dos nossos familiares e cuidando acima de tudo de nós mesmos”, reforça o psicólogo.

Depressão – A OMS aponta que até 2020 a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo e esse cenário gera um impacto na economia mundial de cerca de US$ 1 trilhão por ano.

Segundo dados do Ministério da saúde, no Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas tenham ou venham ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais problemas de saúde mental.