Equipamento contribuirá com realização do Transplante Renal Pediátrico na FSCMP

Como a simples, mas tão rara, capacidade de se colocar no lugar do outro pode mudar a realidade de muitas pessoas? A empatia foi o que levou Fabiana Loureiro Redig, em um dos momentos mais desafiadores na vida de uma mãe, que é a luta pela vida de um filho, a pensar em outras mães e querer ajudar.

“Quando estava grávida descobrimos que nosso filho era renal e o dr. Abud foi o urologista que nos acompanhou durante a minha gravidez. Após isso fomos para São Paulo e o atendimento foi todo feito por outra equipe médica que precisou retirar o rim esquerdo do meu filho, que era o rim doente. Quando nós estávamos passando por todo esse processo, a única coisa que tinha em mente era que , graças a Deus eu tinha recursos, condições de pagar por um tratamento adequado para o meu filho, e enquanto ele estava sendo operado a única coisa que eu pensava era que precisava ajudar as crianças que não tinham essa condição”, conta emocionada a mãe que foi atendida em um consultório particular.

Doutor Abud, citado por Fabiana, é Alfredo Nazir Abud Neto, que também é médico da Santa Casa e que, ao ouvir da mãe do pequeno paciente sobre o interesse em ajudar, pensou nos outros pacientes que ele atende pelo SUS. O médico lembrou que com o processo de habilitação do hospital para o transplante renal em andamento, um equipamento de urodinãmica seria essencial para que a avaliação dos pacientes se tornasse o mais acertiva possível, garantido o melhor resultado do transplante. E foi assim que Fabiana se tornou uma das doadoras do equipamento de urodinâmica para a Santa Casa, que foi entregue em cerimônia realizada neste dia 10 de setembro.

“É uma conquista que nós tivemos após alguns anos de luta. O estudo urudinâmico faz parte do preparo das crianças porque ele avalia o funcionamento da bexiga dessas crianças, e para nós podermos liberá-las para fazer o transplante renal, essa bexiga precisa estar em bom funcionamento. Com a aquisição desse aparelho, temos condições de preparar essas crianças, com melhor qualidade, para que esse transplante dure mais anos.”, comemora o médico que particippu ativamente das articulações para a aquisição do equipamento, que teve, além da contribuição de Fabiana, a colaboração de outras pessoas, entre elas o deputado Galileu Zacarias.

Para o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, o equipamento será essencial para que a Santa Casa, que já presta assistência a crianças com doenças renais feche um ciclo de assistência pediátrica.

“Esse aparelho que está sendo doado vem compor essa avaliação pré e pós-operatório do paciente renal. Antes, as crianças eram tratadas e transplantadas no Ophir Loyola. Mas não as crianças de baixo peso, que são as crianças que vamos começar a tratar aqui. A Santa Casa é a referência para a terapia renal substitutiva, composta pela diálise peritoneal, hemodiálise e o último item que será o transplante renal pediátrico”, conclui o gestor.

A expectativa é de que o equipamento já seja colocado em funcionamento este mês, no ambulatório de urodinâmica  na Santa Casa. Em princípio, serão atendidos pacientes já acompanhados ambulatorialmente ou internados na Santa Casa. Pela complexidade do procedimento, a previsão é de que sejam realizados de 12 a 15 exames ao mês.

O estudo urodinâmico é um procedimento indicado para avaliar o funcionamento do trato urinário de crianças com alterações como bexiga neurogênica ( mau funcionamento da bexiga devido a doenças do sistema nervoso central ou nervos periféricos), sintomas de distúrbios de micção ( como perda involuntária, necessidade urgente ou frequente de urinar, etc.) ou enurese noturna refratária ( crianças que fazem xixi na cama, durante o sono). Na Santa Casa, futuramente, a avaliação também será realizada como exame complementar para crianças no pré e pós-operatório de programação para transplante renal e ampliação vesical.