Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza ação pelo início da semana mundial de aleitamento materno

Santa Casa realiza ação pelo início da semana mundial de aleitamento materno

A Santa Casa realizou nesta quinta-feira, uma ação para celebrar o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno: o agosto dourado. As atividades que se estendem até a próxima quarta-feira (07/08), com várias programações, como oficinas e rodas de conversa, reforçam a importância da amamentação, com o apoio de toda a sociedade.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que o apoio do governo, por intermédio da Secretaria estadual de saúde e o trabalho estabelecido na Santa Casa, é importante para que o evento seja significativo e se possa perpetuar não só no mês de agosto, mas no ano inteiro,”para que a gente consiga dar o leite materno para os bebês que nascem na nossa Santa Casa, para os bebês que nascem no estado do Pará. E é muito bom ver o apoio dos pais na criação dos filhos, além de ver a nossa equipe toda treinada e empolgada para essa missão tão especial, que é ver os pacientes sendo atendidos, orientados adequadamente e que possam, após receberem alta do hospital, replicar a importância da amamentação para os nenês”, Conclui Bruno.

Sirlene Rocha, mãe de Maria Isis, teve sua filha de parto prematuro e diz que aprendeu na Santa Casa o quanto é importante falar sobre amamentação: “muita gente ainda não sabe o quanto é importante amamentar. Cheguei aqui em um momento de angústia, pois havia me planejado para uma gestação de nove meses e devido a um problema que passei, o parto foi prematuro. No início tive problemas para amamentar, aí conheci o Banco de Leite e percebi a importância que é amamentar, e hoje a minha filha está com dois meses e super bem alimentada e ninguém diz que ela foi prematura. Foi a Santa Casa que realmente me acolheu, me abraçou e me ensinou a amamentar”, reforça Sirlene.

Para Cynara Souza, gerente do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa, o evento quer orientar as mães que buscam o hospital, e isso significa atender às mães de todo o Pará e até de outros estados. “Hoje o evento mostra a importância do agosto dourado, é para reforçar que a amamentação vale ouro porque o leite materno é o líquido que vale ouro para o crescimento de um bebê. E a campanha visa incluir toda a família, por isso fico feliz com o apoio dos pais nesse processo de amamentação, que seja exclusiva por seis meses e complementar por muitos meses para o desenvolvimento da criança”, diz Cynara.

A médica neonatologista, Salma Saraty, reforça que o leite materno passa todos os nutrientes que a criança precisa para crescer e desenvolver bem. É através do leite materno que a mãe passa também amor, carinho e tranquilidade. Aumenta o vínculo do bebê com a mãe. E o agosto dourado é uma data que busca incentivar a importância do aleitamento.

Marcos Moura, que está com seu filho prematuro de seis meses internado na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI do programa Canguru), fala emocionado do aprendizado que está tendo e hoje tem consciência da importância do aleitamento materno. “Ser um pai de um bebê que está sendo cuidado com toda a orientação médica é uma experiência única na vida, pois nos dá a felicidade de sentir o calor dele coladinho no nosso corpo. É uma coisa inexplicável. Apesar de eu ter outros dois filhos, esse aqui está com um laço muito forte comigo, é um carinho absurdo que a gente chega até a sonhar com ele. A gente chega aqui e vai aprendendo a importância do aleitamento, que é uma coisa que geralmente não se tem esse conhecimento, e acredito que deveria ter mais eventos como esse pra conscientizar as pessoas sobre a importância do aleitamento materno e do contato pele e pele com o bebê”, relata Marcos.

Programação Agosto dourado:

05/08 de 8h às 12h- Corte de cabelo, Massagem, Manicure, Pedicure e Oficinas, (Local: Hall do 3º Andar- Prédio Almir Gabriel).

05/08 de 16h às 17h- Roda de Conversa, (Local: ALCON, no 5º Andar- Prédio Almir Gabriel).

06/08 de 16h às 17h- Roda de Conversa, (Local: ALCON, no 4º Andar- Prédio Almir Gabriel).

07/08 de 8h às 12h- Roda de Conversa, (Local: UCI B e UCI A2, no 3º Andar- Prédio Almir Gabriel).

07/08 de 8h às 12h- Roda de Conversa Informal com as puérperas Internadas, (Local: Hospitais Amigos da Criança).