A Fundação Santa Casa do Pará realiza nos dias 21 a 23 de novembro, o seu III Congresso que tem como tema: ‘Excelência em Saúde’. O evento que será no Centro de Convenções da Amazônia (HANGAR) reunirá os principais profissionais do estado, da área da saúde, para discutir os mais recentes avanços na assistência médica e multiprofissional, no ensino e na gestão hospitalar. Paralelamente ao Congresso haverá o ‘I Simpósio de Enfermagem’.

Segundo Lindinalva Brasil, coordenadora de Ensino da Fundação Santa Casa, o evento é voltado a estudantes e profissionais de todas as categorias e deve reunir cerca de 500 participantes. “A programação oferecerá minicursos, mesas redondas, palestras, simpósios satélites e com a exposição de Trabalhos científicos. Todos os participantes inscritos receberão certificados, incluindo a temática e a carga horária. No Congresso serão disponibilizados espaços com estandes da Sespa, Projeto Bombeiros da Vida, Hospital Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola e Hemopa (com posto de coleta)”.

“Por ser um Hospital de Ensino, este congresso agregará os eixos de ensino, pesquisa e extensão, em especial de Saúde Materno Infantil e Transplante Hepático e Renal Pediátrico. Entre os objetivos estão o de compartilhamento de saberes e experiências no binômio ensino-assistência e gestão em saúde, assim como o de atualização, sempre com uma vertente inter e multidisciplinar”, informa Erica Cavalcante, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa.

Assistência e Ensino – A Fundação Santa Casa atualmente oferece, em nível de pós-graduação, os programas de Residências Multiprofissional (Coremu) e Médica (Coreme). O programa de residência médica tem duração de dois a três anos, e envolve 12 áreas: pediatria, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, radiologia, neonatologia, nefrologia pediátrica, anestesiologia, hepatologia, medicina intensiva adulto e medicina intensiva pediátrica. A Residência Multiprofissional (Coremu), da Santa Casa, que é mais recente, oferece residências em torno de dois anos para profissionais formados em fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia , psicologia, serviço social e nutrição. História – A Santa Casa do Pará iniciou suas atividades no ano de 1650, em Belém, uma das mais antigas do Brasil. Em 1990, a Instituição foi absorvida pelo governo do Estado, e passou ao status de Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), em que está a maior maternidade pública do Pará, com cerca de 740 partos mensais. Atualmente, a Fundação Santa Casa do Pará possui cerca de 3 mil servidores e colaboradores, tem mais de 500 leitos em atividades que abrigam pacientes das áreas de Obstetrícia e Neonatologia (referência no atendimento materno-infantil de média e alta complexidade), além da Cirúrgica e Clínica Médica, com atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido reconhecida ano passado como um dos 15 melhores hospitais públicos brasileiros que atendem 100% do SUS.