Natural de Afuá, município do Marajó, Gabriela da Silva foi vítima do acidente de escalpelamento pelo motor de embarcação, em maio de 2023, quando voltava da escola para casa. Em março deste ano, ela começou a ser atendida na Fundação Santa Casa do Pará, em Belém. A adolescente passou por cirurgias e vem sendo assistida por uma equipe multiprofissional, e para evitar os frequentes deslocamentos de Afuá para Belém, Gabriela está hospedada no Espaço Acolher da Santa Casa, e foi lá que ela ganhou uma festa de 15 anos, promovida pela equipe do Espaço, no último final de semana.
“O Espaço Acolher, como o próprio nome fala, é uma casa de acolhimento. Buscamos trabalhar a autoestima de todas as pessoas que estão aqui, sejam elas vítimas de escalpelamento ou não. Mas, especificamente das vítimas de escalpelamento, temos trabalhado as festas de aniversário mais elaboradas, porque toda menina gosta de ter uma festa de 15 anos. E agora a Gabriela teve aqui a sua festa de 15 anos, um momento de celebração e confraternização realizado pela equipe do espaço junto com nossos parceiros e colegas”, conta a assistente social Luzia Martins, coordenadora do Espaço Acolher.
O aniversário de Gabriela foi realizado dentro do próprio Espaço Acolher, na Santa Casa. Tímida, ela não queria a festa mas, ao final, adorou a celebração. “Eu não queria a festa. Mas fiquei muito feliz pois foi preparada especialmente para mim”, disse ela.
A mãe de Gabriela, Keila da Silva, que acompanha a filha por todo o tratamento e também vivenciou a perda de um dos filhos este ano, se emocionou com a iniciativa da equipe do Espaço Acolher.
“É uma gratidão imensa hoje ver a minha filha Gabriela comemorando os seus 15 anos. Não foi uma festa planejada. A gente estava pensando em algo em casa, mas, pelo acontecido, não houve. Então eu estou muito feliz, eu sou muito grata a Deus por isso e por todos aqui da Santa Casa. São pessoas amigas e queridas que eu vou levar para o resto da minha vida”, afirma Keila.
Espaço Acolher
Atualmente o Espaço Acolher atende a 18 mulheres, vítimas de escalpelamento do motor de barco, que vem e voltam de seus municípios para o tratamento das lesões causadas pelo acidente.
As pacientes vítimas de escalpelamento admitidas no Espaço Acolher são aquelas que recebem alta da área hospitalar da Santa Casa. O Espaço também pode acolher pacientes encaminhadas por meio de regulação estadual dos serviços de saúde pública, dos municípios do Estado, com ocorrência dos acidentes.
O Espaço Acolher proporciona acolhimento e acompanhamento psicossocial às vítimas de escalpelamento, desde sua criação, no ano de 2006. Desde agosto deste ano voltou a funcionar dentro do prédio centenário da Santa Casa em uma ala com quase 700m², que foi totalmente restaurada e adaptada, disponibilizando uma estrutura confortável que inclui dormitórios para 30 pessoas, sala de estar, cozinha, refeitório, sala de aula, consultório, brinquedoteca, lavanderia e uma área de vivência em comum.
Data de Publicação: 2024-11-04 14:35:41