Por meio de metodologias ativas de aprendizagem, como jogos e outras dinâmicas lúdicas, a Santa Casa do Pará realiza até esta quinta, 27, uma ampla capacitação sobre as Práticas Organizacionais Obrigatórias, chamadas de ROPs (do inglês Required Organization Practices). Com o objetivo de alcançar todos os profissionais de enfermagem do hospital, a oficina ocorre nos três turnos de trabalho utilizando seis stands correspondentes às Áreas de Segurança, dentro de uma cenário de simulação realística.
"A Oficina das ROPs tem o objetivo de disseminar e capilarizar as áreas de segurança e suas diretrizes, as práticas correspondentes e os testes de conformidade, para todos servidores do corpo de enfermagem de todas as áreas de serviço da Santa Casa.FSCMPA. É uma prática fundamental que os serviços de saúde devem implementar para aumentar a segurança dos pacientes e minimizar os riscos, por isso, elas devem fazer parte da prática diária dos profissionais de enfermagem, bem como de toda a equipe de saúde", explica a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Benedita Martins.
A prática das ROPs engloba requisitos como a Padronização de processos, que que todos os setores trabalhem com as mesmas diretrizes, reduzindo variações e aumentando a eficiência; a Cultura de segurança – que fortalece a notificação de incidentes, a análise de causas-raiz e a prevenção de falhas; e a Melhoria contínua – Com indicadores de desempenho e ciclos de avaliação que permitem a constante evolução.
Recém ingressa na Santa Casa, a enfermeira Carla Montalvão participa de sua primeira capacitação na instituição e considera a oficina necessária.
"Isso é muito importante, porque a capacitação acrescenta ao nosso conhecimento sobre as práticas das ROPs na assistência. Mesmo quando já conhecemos é sempre importante o reforço dessas informações que trazem benefícios ao paciente e à instituição em si", afirma.
Além de contribuir para a maior segurança do paciente e para o aumento da qualidade dos serviços prestados, as ROPs são metas de segurança que podem garantir a Santa Casa a certificação internacional Qmentum, concedida pela Accreditation Canada e reconhecida globalmente explica Camila Negrão, coordenadora de qualidade da Santa Casa.
"Buscamos esse reconhecimento porque acreditamos que nossos pacientes merecem o melhor e que nossa equipe tem capacidade para entregar um serviço que se equipara aos melhores do mundo. Essa é a nossa missão, e é por isso que investimos nesse caminho. Além disso, essa certificação valoriza nossa instituição perante pacientes, colaboradores e parceiros, demonstrando transparência, credibilidade e compromisso com a assistência humanizada e baseada em evidências", conclui.
A Oficina de ROPS da Santa Casa teve início no dia 25 e segue até a noite desta quinta, 27.
Data de Publicação: 2025-03-27 15:52:09