APRESENTAÇÃO

A Santa Casa

SOBRE A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A Fundação Santa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) tem como negócio a assistência, ensino e pesquisa, alicerçada na missão de “Cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento”, com o objetivo de alcançar nossa visão que é “Ser um hospital público reconhecido pela sociedade em excelência no cuidado à saúde, ensino, pesquisa e extensão”.

Em 2009 e 2010, a instituição o recebeu o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ), na faixa bronze concedido pelo Programa de Gestão da Qualidade do Estado do Pará (PQG/PA), por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD) e ao longo do tempo, aperfeiçoou seus serviços em busca das certificações da Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo que em 2017 obteve a certificação ONA I – Hospital Acreditado, em 2018 conquistou a certificação ONA II - Hospital Acreditado Pleno. Logo após, em 2020, foi reconhecido pela ONA II - Hospital Acreditado Pleno e, finalmente, em 2022, ONA III - Hospital Acreditado em Excelência. Esta certificação demonstra o grau de maturidade institucional e nível de proficiência dos trabalhadores da saúde, garantindo à população um atendimento seguro e eficiente dentro das melhores práticas da assistência, gestão administrativa, pessoas, apoio, ensino, pesquisa e extensão.

No início de 2015, a FSCMPA implantou seu Planejamento Estratégico Institucional no método Balanced Scorecard (BSC), onde definiu-se os principais objetivos estratégicos, as estratégias e os planos táticos que compõe a estrutura que equilibra o mapa estratégico e cria valor para instituição. Em 2021 recebeu prêmio ‘Dr. Pinotti’ concedido pela Câmara Federal dos deputados. Das 68 Instituições de saúde indicadas ao Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher,  a Fundação Santa Casa do Pará foi uma das cinco ganhadoras de todo território nacional. 

Em 2022 foi contemplada com o certificado de um dos melhores hospitais públicos do Brasil, ficando em 14º lugar no ranking dos 40 hospitais premiados que atendem 100% os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e ONA (Organização Nacional de Acreditação), realizaram a iniciativa que reconheceu as instituições hospitalares do SUS (Sistema Único de Saúde) consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e pela segurança proporcionada aos pacientes.

Atualmente a Santa Casa do Pará segue cumprindo as políticas de saúde pública definidas pelo Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública, buscando a excelência e reconhecimento internacional, sempre colocando os seus usuários em foco, com a melhor experiência possível.

 

UMA ÁREA DE 22 MIL METROS QUADRADOS E 482 LEITOS INSTALADOS

Mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil, a Santa Casa do Pará completou 368 anos de fundação no dia 24 de fevereiro. A entidade é quase tão antiga quanto a própria cidade de Belém. Até por isso, foi o local onde nasceram muitos dos filhos ilustres da capital paraense, tais como o ex-governador Almir Gabriel, morto no dia 19 de fevereiro do ano passado; o médico e ex-jogador de futebol Sócrates Oliveira (mais conhecido como doutor Sócrates), também já falecido, e a cantora Maria de Fátima Palha de Figueiredo, a Fafá de Belém. 

Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel
 

No dia 16 de setembro de 2013, foi inaugurado o novo prédio da instituição: a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, inaugurada no último dia 16 de setembro. O prédio conta com 406 novos leitos instalados em uma área de 22 mil metros quadrados. O complexo tem oito andares, com leitos, distribuídos nas alas de pediatria, neonatologia, UTI materna e pediátrica, maternidade, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), ala para o programa "Mãe Canguru" e acolhimento obstétrico. A infraestrutura do hospital, que envolve uma área construída de cerca de 26 mil metros quadrados, custou cerca de R$ 171 milhões e inclui, ainda, um heliponto, para facilitar a transferência de pacientes de outras localidades. 

 

CARACTERIZAÇÃO

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) é uma instituição eminentemente pública (100% SUS), tem ampla capacidade de atendimento aos 144 municípios do Estado do Pará e profissionais especializados para situações de risco à saúde pública. Somos uma instituição com 2.962 servidores e contamos com uma capacidade instalada de 496 leitos operacionais, divididos na Unidade Almir Gabriel (UAG) e Hospital Centenário (HC). 

A instituição desenvolve ações assistenciais de média e alta complexidade, sendo referência na atenção à saúde da criança e da mulher, com ênfase a atenção a gestação de alto risco e neonatologia, além de promover ensino e pesquisa, e atuar como hospital sentinela nas ações de vigilância em saúde. A FSCMPA é um hospital de referência reconhecido pela sociedade em excelência no cuidado à saúde, na assistência prestada à parturiente, acolhe as usuárias em regime de urgência e emergência na área de obstetrícia. O atendimento de urgência é realizado de forma ininterrupta, com equipes de plantonistas 24 horas. Além disso, atua por demanda espontânea ou referenciadas da capital e outros municípios do Estado. 

É referência em Gestação de alto risco Tipo II; Neonatologia de alto risco; Hepatologia; Aborto legal; Terapia renal substitutiva pediátrica; Atendimento às vítimas de escalpelamento; Tratamento de anomalias craniofacial e fissura labiopalatal; Implantação e capacitação em Banco de Leite Humano; Transplante renal pediátrico e hepático adulto, entre outros. Também atua em programa de referência como: Programa de Atenção Humanizada ao Recém-nascido Prematuro e de Baixo Peso (Método Canguru); Programa do Ambulatório do Prematuro com ações voltadas para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; Detecção e Tratamento de Retinopatia da Prematuridade; Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE); Programa de Nefrologia Pediátrica; Programa de Atenção às Vítimas de Escalpelamento (PAIVES) e Programa de Atenção às Mulheres Portadoras de Doença Trofoblástica Gestacional (MOLA).